12 agosto 2013

Minha Viagem de Férias: JMJ-RIO 2013




Oi galerinha hoje é ultimo post sobre a minha viagem e de todos esse é  o mais especial, pois vamos falar hoje sobre tudo que rolou nos 8 dias que passei no Rio de Janeiro.
Chegamos ao Rio no domingo 21/07 por volta das 08h30minh da manhã, o nosso primeiro destino era o bairro Piedade onde ficaríamos alojados nos próximos dias. No começo nos perdemos um pouco, mas conseguimos chegar e fomos acolhidos com muita alegria por todos os voluntários da paróquia e pelos demais paroquianos.
Logo fomos destinados aos locais, os quais ficaríamos hospedados. Ficamos super felizes, quando soubemos que todas as mulheres da caravana iríamos ficar em uma única casa e que a família que nos recebeu era incrível e realmente a tia Sandra e o Tio Eduardo foram uns anjos em nossa vida. Aproveito a oportunidade para agradecer  a eles e aos seus filhos Lucas e Giovana por tudo que fizeram para que esse dias de JMJ se tornassem ainda mais inesquecíveis para nós.




No mesmo domingo a noite participamos da missa na comunidade Nossa Senhora da Piedade e tivemos a oportunidade de conhecer os outros jovens que também ficaram lá na paróquia. Na segunda levantamos cedo e o nosso destino foi o Cristo redentor, depois de um ônibus e um metrô chegamos ao largo do Machado, onde pegamos uma van direto para o concorvado. Enfrentamos uma pequena fila e subimos varias escadas até chegarmos no Cristo Redentor. Tirar uma foto legal nesse dia estava praticamente impossível por causa da quantidade de pessoas que estavam visitando o monumento no mesmo dia.









Na terça tivemos a oportunidade ir ao centro do Rio de Janeiro e fazer algumas comprinhas, a tarde tivemos que correr para conseguir pegar o metro para chegar a Copacabana para missa de abertura, mas infelizmente a nossa correria foi em vão pois quando chegamos na estação descobrimos que o metrô tinha parado de funcionar. Solução vamos de ônibus, porém todos os ônibus estavam lotados, então tivemos que andar por mais ou menos meia hora até o ponto final, e mesmo assim não conseguimos pegar um ônibus e resolvemos ir andando  juntamente com uma outra caravana que também não havia conseguido. Entretanto por iluminação divina o meio do caminho um motorista bondoso parou o ônibus e nos levou até Copacabana.

Chegamos a Copacabana com tempo de participar da Missa de abertura, o que me deixou batante feliz, pois apesar de todas as dificuldades havíamos conseguido. Confesso que quando começou a celebração foi realmente o momento em que “caiu a minha ficha” que eu estava no maior encontro de jovens católicos. Senti a partir daquele momento que a Igreja de fato é viva e Jovem.
Quarta, quinta e sexta participamos da catequese no próprio bairro que estávamos hospedados, tive a honra de no primeiro dia de catequese o Bispo ser do Maranhão, mais exatamente o bispo de Caxias. Os bispos dos demais dias também foram incríveis e todos de fato estavam ungidos pelo Espírito Santo e falaram com muita propriedade aos jovens.

Na quarta feira fomos a feira vocacional, apesar de todo o frio que estava fazendo nesse dia me joguei e dancei muito ao som de missionários Shalom, além de que visitei todos os estandes da feira e tive o privilegio e a sorte de encontrar o Museu Nacional aberto e pude visita-lo.



Na quinta a noite estávamos mais preparados e fomos bem cedo pois era o dia da acolhida do nosso querido Papa Francisco, nesse dia foi tudo maravilhoso depois da acolhida do Papa, participamos de todos os shows da noite. Acho que nem preciso dizer que esse foi um dos poucos dias que suei nessa JMJ kkk, encontrei uma companheira na minha caravana a fofa da Thalia e dançamos muito ao som de varias bandas católicas. Foi um sonho participar do show de todas as minhas bandas católicas preferidas em uma só noite.

Na sexta feira a noite fomos participar da via-sacra, mas na verdade nesse dia ficamos bem em frente ao palco e para conseguirmos isso chegamos em Copacabana por volta do meio dia, sendo qua alguns membros da nossa caravana já se encontravam lá guardando lugar pra gente kk. Nesse dia foi a primeira vez que cheguei bem pertinho do Papa, nesse momento a minha perna tremeu, comecei a chorar foi uma emoção única.
No sábado era dia de se preparar para vigília, saímos de casa um pouco tarde por que não participamos da caminhada. Nos dirigimos para o aterro do flamengo, lá encontramos vários jovens que estavam todos na fila para receber os kits para vigília, por lá ficamos mais ou menos uma hora e meia.

Depois de muita luta chegamos em Copacabana, e infelizmente não conseguimos mas lugar na areia e tivemos que nos arrumar no calçadão de Copacabana. Entretanto agradeço a Deus por isso, pois pela segunda vez tive a oportunidade de ver o Papa Francisco, já que ficamos próximo a grade que estava na avenida. Fiquei 2 horas em pé, até que finalmente ele passou e foi lindo.
Vocês não vão acreditar, mais sim eu dormi no calçadão de Copacabana juntamente com milhares de jovens que assim como eu estavam super felizes por está ali e participar de todo aquele momento único.
No domingo acordei bem cedo e novamente fiquei bem juntinho da grade e dessa vez o Papa passou bem devagar por onde eu estava e ainda nos abençoou. Tipo eu chorei muito nessa hora pois o Papa Francisco é um exemplo muito forte de fé. Logo após começou a missa de envio e foi outra emoção.
No final da celebração o Papa anunciou o local da próxima JMJ que será na Polônia, fiquei muito feliz e todos já começamos a nos organizar que venha 2016.
Logo após a celebração fomos direto ao Pão de açúcar e ao morro da Urca, confesso fiquei com medo de subir no bondinho, mas depois foi tudo tranquilo. Nosso passeio continuou e o nosso destino oi o Museu de arte sacra onde estavam varias obras de arte de Roma e do Vaticano. A catedral metropolitana foi a nossa ultima visita, achei incrível toda a arquitetura da mesma.
Galerinha UFA! Cheguei ao fim, o post ficou enorme, mas juro tentei resumi o máximo que pude, mas tinha que contar todos os detalhes pra vocês. Espero que vocês tenham gostado desses 4 posts que fiz sobre a minha viagem.
 QUE VENHA 2016 QUE VENHA CRACÓVIA!!

2 comentários:

  1. Nossssa que saudade! Você aproveitou muuuuuito a JMJ. Foi perfeita demais, né? Comprei o "camarote do Papa" huahuahua e o vi no sábado a noite tão pertinho, foi realmente emocionante. Uma experiência inesquecível. Louvo a Deus por essa JMJ que aconteceu no Brasil e por todos os corações que foram transformados através dela.

    Logo mais faço meu post também, estou enrolando porque talvez fique muito grande hahaha.

    Deus abençoe ♥
    Beijosss

    http://hellocarismatica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Crislaine também estou com muita saudade! Aproveita bem mesmo e foi perfeita sim ..Uma experiência única que vou levar por toda a vida.........Deus derramou muitas benções nessa JMJ e em todos os jovens que estavam lá!
    Quando fizer seu post me avisa!
    Beijos!

    ResponderExcluir

© Luciana Algarves-Blog - 2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Luciana Algarves.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo